-
Arquitetos: Architres Studio
- Área: 61 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Gergo Gosztom
-
Fabricantes: Cole and Son, EQUIPE CERAMICS, Fabrika, GRAPHISOFT, H&M Home, Hidvégi Petra, Ikea, Innoshop, Lavor Collective, Nordlux, Petra Hídvégi, Ragno, Tilka, Zangra
Situação
O objetivo do projeto era a reforma e o design completos de um apartamento localizado no centro de Budapeste. Durante o processo de projeto, um layout claro e arejado foi planejado a partir de uma propriedade estreita, escura e labiríntica, com o objetivo de ser usado como um apartamento para aluguel de curto e longo prazo. Essa dualidade exigia espaços adaptáveis e multifuncionais para uma ocupação de 2 + 2 pessoas.
Conceito
Em vez dos atuais espaços escuros, fechados e estreitos, foi aberto um único espaço comum de 40 m² que cria um sistema de funções generoso e adaptável. A necessidade da galeria era importante, mas, em vez de ter um elemento confinado, semelhante a uma caverna, ela foi colocada no meio do espaço ganhando protagonismo. A galeria traz elementos opacos que deixam a luz natural passar, além de ter a leveza de deixar as funções circundantes livres e também servir como uma peça de separação entre essas funções. Esse sistema de espaço dentro de um espaço fornece simultaneamente uma área privativa elevada na galeria, uma área de lounge embaixo e uma parte semi-privada atrás dela. Ele não pesa em suas funções com sua massa e permite que o usuário perambule ao seu redor, permitindo que os espaços e funções fluam um para o outro. Este sistema fornece os fundamentos das funções que variam livremente em torno de si.
As funções de manutenção ocorrem no lado oposto da área de 'estar', ao lado do pátio do edifício. É separado por um bloco de banheiro fechado e um corredor da grande área de estar ao lado da rua. Como resultado, o apartamento pode utilizar a luz solar natural dos dois lados. O corredor estreito conecta os dois grandes espaços e as alturas dos diferentes setores marcam e aprimoram os vários usos.
A pequena expansão do banheiro existente permitiu espaço suficiente para um banheiro espaçoso e generoso e também para a cozinha e sala de jantar vizinhas. O banheiro serve como um ponto de fusão conceitual, misturando elementos regulares, geométricos, crus e naturais.
Detalhes
Um conceito importante foi o uso consistente da madeira natural em todos os espaços. Com isso, os espaços são conectados não apenas no uso de cores, mas também em termos de material. O esquema de cores (madeira, branco, cinza) reflete a simplicidade e a clareza, complementadas por algumas superfícies de tijolos naturais. Os poderosos motivos verdes do banheiro aparecem suavemente em outros cômodos, o que une o design relativamente desconectado desse espaço aos outros cômodos. A abordagem arquitetônica e a coerência conceitual desempenharam um papel importante no estilo do apartamento em que escolhemos arte de artistas locais e contemporâneos, como cerâmica de Petra Hidvegi e pinturas de Gabor Koncz e Kata Bereczki da Lavor Collective. Selecionamos todos os acessórios de acordo com essa filosofia, para que esses objetos pudessem concluir o projeto em um contexto mais amplo.